Grupo-3284

Publicação: julho 2022

Como viabilizar o sonho da casa própria?

Ah, o sonho da casa própria… Eis uma meta de milhões de brasileiros. Nada como ter seu próprio espaço, não? Nada como ter um teto sobre si, com a certeza de morar com dignidade mesmo nos momentos mais difíceis. Nada como se tornar independente do proprietário de um imóvel alugado, que pode simplesmente retomá-lo a qualquer momento e te forçar a desocupá-lo às pressas.

Pois é, a Amazonas Incorporadora sabe bem o que é isso. Diariamente realizamos esse sonho para muitas famílias. É a partir de nossa longa experiência que produzimos esse breve texto sobre como viabilizá-lo. Acompanhe!

1 – Consulte bons profissionais do mercado imobiliário

O primeiro passo é se cercar de bons assessores, isto é, de uma boa imobiliária ou incorporadora. Pode parecer óbvio, mas infelizmente nem todos seguem essa dica.

Saiba em detalhes não só as características do imóvel que está comprando ou pensando em construir, mas também como ele está (ou estará) inserido no mercado, quais as expectativas de desenvolvimento do bairro e entornos e o potencial de valorização da região como um todo.

2 – Faça um bom planejamento financeiro

Construir ou comprar um imóvel requer investimentos de cifras altas. Por isso que é tão importante consultar seu bolso antes de qualquer coisa.

Faça um planejamento financeiro detalhado, ainda mais se for adquirir ou construir o imóvel via financiamento. Juros são um mal necessário, mas podem ser amenizados se tudo for bem planejado. Quanto maior o valor da entrada, menores serão as taxas adicionais.

Aqui também vale a primeira dica: um profissional ou instituição renomados podem ajudar a encontrar a linha de crédito mais adequada a você. Eles sabem bem como estruturá-la de maneira a caber no seu fluxo de caixa.

E por falar em “caixa”, a Caixa Econômica Federal é uma instituição que pode te ajudar a adquirir o financiamento necessário. O banco exige que as parcelas não excedam 30% da renda mensal de todos os familiares. Outros bons financiadores são Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Itaú.

3 – Fique atento a programas governamentais de incentivo

Conhece o Programa Casa Verde e Amarela? Trata-se de uma linha de financiamento público, coordenada pelo governo federal. Ela contempla famílias de menor renda, interessadas em adquirir um imóvel próprio. Justamente por isso, o governo trabalha com taxas de juros mais amenas.

4 – Acione seu FGTS

Seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode muito bem ser usado para adquirir a casa de sua família. A lei permite que você o saque para este fim. Esse valor pode ser dado para engordar a entrada no imóvel, o que irá acarretar parcelas mais suaves.

Fato é que comprar um imóvel traz, sim, benefícios inegáveis a você e à sua família, tanto do ponto de vista mais estritamente racional e financeiro quanto, claro, emocional e afetivo.

Uma casa é um patrimônio considerável, cuja tendência é a de se valorizar com o tempo. Pode ser deixada como herança a seus filhos e netos. Isso sem contar a possibilidade de ser o cenário de memórias e lembranças queridas com aqueles que você mais ama. Enfim, vale a pena se planejar para fazer esse investimento.

A Amazonas Incorporadora espera que esse conteúdo tenha sido de grande valia a você e que te ajude a levar à frente a decisão de adquirir seu imóvel próprio. Obrigado pela leitura!

Compartilhe este conteúdo